segunda-feira, 5 de março de 2012

Ex-governador e ex-ministro, Waldir Pires será candidato a vereador em Salvador

O ex-governador e ex-ministro da Defesa, Waldir Pires, acaba de anunciar que será candidato a vereador em Salvador. Aos 85 anos, incomodado com o que vê na capital baiana, "nos países e na sociedade humana", Waldir decidiu disputar uma cadeira na Câmara Municipal.

Em entrevista ao jornalista Bob Fernandes, para o Terra Magazine, Waldir afirma que será candidato à vereador em um momento em que a vida política vive uma crise em toda a  parte e, por isso, sente-se impelido a atuar. “Centenas de pessoas me perguntam se abandonei a política; quando não se tem um mandato, parece que não se está fazendo política ou se abandonou a cidadania para viver a vida de aposentado”.

Waldir Pires foi secretário de Estado aos 24 anos. Foi também deputado estadual e federal, além de Consultor Geral da República.  Com o golpe de 64, foi obrigado a exilar-se na França. Voltou ao Brasil na década 70 e, depois de participar decididamente das campanhas políticas, retornou à Bahia em 1979, onde se colocou como principal líder das oposições. Em 1986, Waldir Pires foi eleito governador da Bahia.

“Não há como olhar para o espelho e admitir para si mesmo não participar das grandes preocupações. As capitais, a nossa capital, são ou deveriam ser um núcleo de organização da vida, de inclusão social... É uma oportunidade de dizer que tenho uma tarefa, que todos nós cidadãos temos uma tarefa política, por isso eu vou à luta. Salvador foi a cidade onde conheci o mar. Isso já é muito” afirmou Waldir.

Questionado sobre a nova legislação de ordenamento do solo, aprovada pela prefeitura, o ex-governador é taxativo: “Se por um lado não podemos permitir que a beira-mar seja de interesse exclusivo de quem tem dinheiro, por outro não podemos de forma alguma ter muralhas que impeçam a passagem da luz, do ar, dos ventos, que encaixotem a cidade. Salvador é o oposto de qualquer disciplina imobiliária que convenha a todos, é pura especulação imobiliária, coisas absurdas”. Quanto à escolha em disputar uma das cadeiras no legislativo baiano aos 85 anos, Waldir Pires afirmou que sua decisão é pessoal, definitiva. "Estou bem de saúde, estou bem de alma e a política é a única forma de organizar a sociedade humana e preservar a civilização". 

Para o ex-governador, é hora da política com P maiúsculo. “A política é uma afirmação da dignidade humana, da democracia. Não essa democracia formal e mentirosa. É a luta de sempre. A cidade, as cidades estão em decomposição, se esgarça a solidariedade social, é hora da política com P maiúsculo. Vamos à luta”.

 
Com infromações do Terra Magazine