quarta-feira, 25 de abril de 2012

População coiteense clama por soluções em problemas de saúde pública

Junto as crescimento das cidades, surgem problemas  ambientais e de saúde pública que assolam boa parte dos ambientes urbanos do país. Essas situações muitas vezes são frutos de um crescimento desordenado e sem políticas públicas voltadas para a área.

Em Conceição do Coité, cidade que tem um desenvolvimento acelerado, dois sérios problemas vem atormentando a população.

A poluição do açude Itaurandi que está localizado a 4 km da sede tem sido motivos de pesquisa e muita polêmica nos últimos temos.

Com capacidade aproximada de 1.263.250m de água, o açude é o maior reservatório do município. Ele foi construído entre os anos de 1940 e 1950 por moradores locais.

O terreno foi  parte terras do governo e outra doada por Wercelêncio Calixto da Mota.

Além do uso para consumo humano a água durante muito tempo sérvio como fonte de renda para os moradores da localidade, pois a partir dela se cultivava hortaliças para comercialização, além da pesca.

Mas essa prática ficou inviável nos últimos tempos, pois todo o esgoto da cidade, é despejado no açude sem nenhum tratamento. Causando  poluição da água, que chega a cheirar mal.

Veja video documentario sobre o açude

As famílias que viviam das hortaliças hoje não sabem mais o que fazer, pois a população criou rejeição na feira. Alguns declaram fazerem uso da água da EMBASA, outros dizem ainda molhar com a água do açude, indo vender em outras cidade, onde a população desconhece a situação.


Outro grave problema que afeta toda comunidade coiteense é o abate de gado
Em pesquisa realizada por uma equipe de estudantes, foi detectado sérios problemas no abate bovino em Conceição do Coité.

A equipe acompanhou todo o processo, a começar pelo transporte em que são levado os animais para o curral de abate e, depois trazido a carne para comercialização.

A norma técnica diz que o automóvel deve ser higienizado após o desembarque bem como o piso do curral. Para retirar os resíduos como  fezes e urinas eliminadas pelos animais durante a viagem e espera no curral, mas isso não acontece.

É necessário também que as pessoas envolvidas no processo utilizem equipamentos de proteção individual como luvas, mascaras, mas a única proteção usada por alguns é jaleco e botas e sem cuidados ao entrar e sair dos ambientes, onde estão trabalhando.

Outro sério problema é com as vísceras comestíveis como tripas, estômagos, rins, que são transportadas em bacias de borracha feitas com pneus de automóveis para uma sala comum sem infra estrutura adequada para o recebimento desse material.

Todos os resíduos sólidos gerados são descartados a céu aberto e vetores como cachorros, urubus e outros insetos transmissores estão presentes durante e após as atividades de abate.

No matadouro, não existe nenhuma área de refrigeração sendo as carnes transportadas natural até os pontos de venda.

Essas situações afetam toda a comunidade coiteense consumidora de carne bovina e de hortaliças.



Raiane Lopes