quarta-feira, 30 de novembro de 2011

LEI Nº 597 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2011


Institui semana municipal de Prevenção da Saúde do Homem.
.
O PREFEITO MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO COITÉ, ESTADO DA BAHIA:

Faço saber que a Câmara Municipal aprova e eu sanciono e promulgo a seguinte 

LEI.

Art. 1º - Fica instituído no Município de Conceição do Coité a Semana Municipal de Prevenção a Saúde do Homem, a ser comemorada anualmente, na semana que antecede o Dia dos Pais.

Art. 2º - A Semana Municipal de Prevenção a Saúde do Homem tem como objetivos específicos:

I- promover  estudos,  debates, cursos e pesquisas relativas à saúde do homem;
II- difundir conhecimentos importantes para a saúde do homem nas diferentes etapas de sua vida;

Art. 3º - A Semana Municipal de Prevenção a Saúde do Homem contemplará:

I- simpósios, aulas, palestras, conferências, cursos, seminários, debates, atividades culturais, oficinas e exposições que tenham como tema assuntos relacionados à  promoção e atenção à saúde do homem;

II- campanhas educativas e informativas sobre medicina preventiva, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, tabagismo, álcool, nutrição, higiene bucal, puericultura, primeiros socorros e qualquer temática que envolva o bem estar e a saúde do homem;

III- distribuição de cartazes, panfletos, material informativo e discussões sobre formas de prevenir e combater doenças como: câncer de próstata, coração, disfunções sexuais,  pressão alta, diabetes e outros;

IV- outras atividades relativas ao tema.

Art. 4º - O resultado dos trabalhos, obtidos durante a realização da semana municipal de prevenção a doenças do homem e as propostas e sugestões para realização de ações e programas de interesse a saúde do homem deverão ser encaminhados aos órgãos competentes para estudos de como fazer a sua implantação.
Art. 5º - Durante a Semana Municipal de Prevenção a Saúde do Homem, o poder público deverá oferecer aos homens atendimento médico preventivo com realização de exames adequados a cada faixa etária.

Parágrafo único - As ações descritas no “caput” deste artigo poderão ser acrescidas de atividades na área de odontologia, como prevenção de cáries, extrações e obturações.

Art. 6º - Para os fins previstos nesta Lei fica a Prefeitura Municipal autorizada a firmar convênios e parcerias com instituições públicas e privadas, entidades sociais e educacionais, associações e organizações nacionais e internacionais e com órgãos dos Governos Federais e Estaduais.

Art. 7º - A Semana Municipal de Prevenção a Saúde do Homem, será incluída no calendário do Município de Conceição do Coité devendo ser divulgada, juntamente com outros eventos  promovidos pela Prefeitura.

Art. 8º - As  despesas com a execução da presente Lei correrão por conta de verba orçamentária própria, suplementada se necessário, sob a responsabilidade da secretaria de saúde.

Art. 9º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal,
Conceição do Coité, 22 de novembro de 2011.

RENATO SOUZA DOS SANTOS
Prefeito Municipal